24 de julho de 2009

Curiosidades do Império...

Calígula imperador romano, conhecido pela sua loucura e crueldade, chegando a dar o título de cônsul a seu cavalo, Incitatus. Esbanjou os tesouros que seu sucessor Tibério acumulara. Calígula adquiriu notoriedade por cometer incesto com todas as suas irmãs e ritualmente extrair as entranhas de uma delas. Divertia-se exibindo sua esposa Cesonia nua para seus amigos, teve um caso famoso com o ator-prostituto Mnester e também estabeleceu um bordel no palácio imperial. Morreu assassinado por Quéreas.

Was Roman Emperor Caligula, known for his folly and cruelty, to give the title of consul to his horse, Incitatus. Squander the treasures that his successor Tiberius accumulated. Caligula gained notoriety for committing incest with all his sisters and ritually remove the guts of one. Have fun Cesonia displaying his wife naked to his friends, had an affair with the famous actor-whore Mnester and also established a brothel in the imperial palace. Murdered for wanting to die.

16 de julho de 2009


Nas portas era comum encontrar um pénis esculpido em argila ou pintado em um fresco como símbolo da fertilidade (fortuna, sorte, riqueza).
The doors was common to find a penis carved in clay and painted in frescocomo symbol of fertility (fortune, luck, wealth).
La porte a été de trouver un pénis en argile sculptés et peints en frescocomo symbole de la fécondité (la fortune, la chance, la fortune).
Las puertas era común encontrar un pene esculpido en arcilla y pintadas en frescocomo símbolo de la fertilidad (fortuna, suerte, riqueza).

Representação do deus da fertilidade

O deus Priapo apoia seu grande membro sobre um prato da balança que faz contrapeso com o outro prato com um saco de dinheiro. O orgão exagerado, representado por este deus, teve origem nos ciúmes da deusa Hera pela concepção de Príapo pela deusa Afrodite e Dionísio. A deusa Hera tudo fez para que Príapo nascesse com uma enorme deformidade que resultou no que se vê na imagem.

Uma senhora com uma felatora


Frescos eróticos romanos



































































Exemplo de um mosaico romano erótico


O senso de moral dos Romanos

O que para nós hoje parece imoral, na Roma antiga não o era. Os romanos aproveitavam-se da intimidade das suas escravas e dos seus jovens escravos. As crianças adoptadas, eram muitas vezes sujeitas a práticas homossexuais. As relações sexuais entre um adultos e adolescentes eram permitidas.O lesbianismo também era permitido na Roma antiga. Nos banhos públicos eram frequentes, o encontro de mulheres que, embora sendo casadas, recorriam às escravas “felatoras” para satisfazerem os seus desejos lésbicos.

Os romanos neste sentido eram um pouco estranhos: se por um lado como supracitado permitiam as relações homossexuais, quando se tratatava doacto sexual com as suas esposas, este era feito ás escuras e o peito delas, era coberto com uma espécie de sutiã, e nunca era mostrado. Os romanos eram puritanos (no que lhes convinha) nesse aspecto mas adornavam as suas casas com pinturas e mosaicos com nus e motivos eróticos principalmente nos quartos.

No Império Romano, era totalmente legal e era praticado sobretudo por escravas oriundas da Grécia e doss países orientais. Sabe-se que nas tabernas havia locais destinados à prática sexual, nas ruínas de Pompeia foi encontrado um único bordel, na época designado por Lupanare – a palavra é derivada de lupaes, que eram as prostitutas que frequentavam os parques públicos e atraíam a atenção de seus clientes com uivos de lobo, composto por dez quartos, cinco em baixo e cinco em cima. Os do piso superior eram destinados a clientes mais endenheirados. As paredes, estavam ornamentadas com frescos eróticos cada um representando uma cena de sexo diferente. Pensa-se que cada um indicava qual o tipo de especialidade da pessoa que trabalhava naquele quarto.
Os nomes de algumas das prostitutas e de seus clientes ainda estão visíveis, rabiscados nas paredes dos quartos. Os prostíbulos eram formados por uma série de quartos cuja mobília se resumia a apenas uma cama de pedra com um colchão em cima. Na entrada de cada um deles havia uma cortina,uma toga curta e uma rede fina de fios onde constavam o preço e a especialidade da prostituta. As profissionais – ou "lobas", como eram conhecidas na Antiguidade – aguardavam os clientes na porta, vestidas com dourados cobrindo os seios. O programa de Pompeia tinha preços populares. Nos bordéis mais ordinários era o equivalente a duas taças de vinho barato, nas boas casas frequentadas pela elite romana, o serviço subia para o equivalente ao valor de oito taças de vinho tinto. Um dos frescos mostra um cunnilingus. O fellatius e o cunnilingus não eram permitidos pela sociedade romana que considerava tal acto repugnante.

Sandálias Romanas


Penteados romanos




15 de julho de 2009

A terra e propriedade Romanas

A agricultura era a atividade económica fundamental, devendo-se isso em parte, à morfologia da região, que permitia realizar um trabalho agrícola em grande escala.

Actualmente, alguns histiriadores acreditam que Roma teve origem a partir de uma aldeia de agricultores e pastores e que a terra era utilizada de forma comunitária, com base em grupos de famílias chamados clãs ou gens. Mas essa situação começou a mudar com a expansão de territórios e o crescimento economico e populacional. As famílias mais antigas e poderosas, que possuíam as terras mais férteis, passaram a apropriar-se de terras que até então eram públicas.
Num processo de ocupação de terras, os romanos chegaram numa situação em que, de um lado, havia os grandes latifundiários que concentravam todos os poderes políticos das regiões e, de outro, os pequenos proprietários que, sem direitos de manifestação e de representação, viam-se arruinados pela contínua perda das suas terras. Isso causou desequilíbrios sociais e, durante vários séculos e muitos conflitos.

Mapa da expansão do Império


13 de julho de 2009

História militar do Império

Roma foi um estado totalmente militarista cuja história e o desenvolvimento sempre foram muito relacionados às grandes conquistas militares, durante os seus 12 séculos de existência. Então, o tema central a ser falado quando se discute a História Militar da Roma Antiga é o sucesso conseguido pelos exércitos romanos em batalhas campais que garantiam sua hegemonia, desde a conquista da península Itálica às batalhas finais contra os bárbaros.
A maior prova do sucesso militar do Império Romano foi sua surpreendente expansão territorial, pela qual Roma passou de uma simples cidade-estado para um verdadeiro império, que abrangia boa parte da atual Europa Ocidental, boa parte do norte da África e uma parte da Ásia. Essas grandes conquistas militares do Império Romano se deram pelo avanço da ciência militar que ela desenvolveu, inovando cada vez mais na indústria bélica. Eles criaram armas que envolviam tática e força, como o corvo, o gládio, o pilo e a catapulta; mas também deve-se ressaltar que as conquistas romanas se deram pela grande organização e empenho dos exércitos.
Podemos citar algumas guerras onde os Romanos tiveram grande êxito, como: As Guerras Samnitas, as Guerras Púnicas, a Guerra Lusitânica, as Guerras da Macedônia, a Guerra Jugurtina, as Guerras Mitridáticas, as Guerras da Gália, as Guerras Cantábricas, as Guerras Germânicas de Augusto, as invasões romanas das ilhas britânicas, as Campanhas de Trajano na Dácia e as Campanhas de Trajano na Pártia. Mas os romanos não tiveram apenas guerras expansionistas, isto é, fora de seu território, também tiveram, assim como todos os impérios, revoltas e rebeliões internas. Dentre as quais, podemos citar: as revoltas do Ano dos quatro imperadores, as Guerras civis Romanas (várias), A Guerra Social, os Motins de Nika, a Revolta Batávica, as revoltas dos judeus (várias) e a Revolta dos Escravos. E no contexto de guerras expansionistas, revoltas e rebeliões romanas, não poderíamos deixar de destacar alguns dos grandes líderes militares de Roma, os grandes generais: Júlio César; Pompeu, o Grande; Lúcio Cornélio Sula; Caio Mário; Cipião Africano e Quintus Fabius Maximus Verrucosus.