17 de agosto de 2011

Togas há muitas seu palerma !

  Como qualquer conhecedor desta incrível civilização sabe, a toga era uma peça de vestuário característica da Roma Antiga. Tudo indica que se trata de uma peça de roupa de origem etrusca.


Ficheiro:Toga (PSF).png
Numa fase inicial, a toga apresentava uma  morfologia rectangular e curta. Mais tarde, evoluiu para uma forma semicircular, vendo igualmente o seu tamanho aumentado consideravelmente: a toga chegou a atingir aproximadamente 6 metros no lado recto e 2 metros de largura, pelo que era difícil de usar. Por essa mesma razão, os romanos  mais abastados  pelo que os romanos mais ricos possuíam um escravo encarregado de ajudar nesta tarefa - o uestiplicus.

A toga funcionava como uma marca, distinguindo o cidadão romano de terceiros. Por esse mesmo motivo, o seu uso estava vedado a  estrangeiros e escravos. As mulheres romanas também usaram togas, mas estas paulatinamente foram sendo substituidas pela stola (uma espécie de vestido). A partir da  República a toga passou a ser usada apenas pelas mulheres condenadas por adultério.

Existiam vários tipos de toga, associadas a diferentes funções e estatutos:

  • Toga pura ou uirillis (Toga Viril)- era um toga lisa, feita de lã branca. Esta era usada pelos homens romanos assim que atingissem a idade adulta. Este toga tinha um simbolismo particular.  Vesti-la significava a passagem da infância para a adolescência. 

  • Toga praetexta – esta era um tipo de  toga branca que apresentava uma banda larga de cor púrpura. Era usada por rapazes que ainda não podiam usar a toga uirillis, pelos jovens que ainda eram solteiros, bem como pelos principais magistrados e pelo sacerdote.

  • Toga candida - toga de um branco imaculado, era envergada pelos candidatos a cargos públicos.

  • Toga picta ou purpurea - usada pelos triunfadores e mais tarde pelo imperador.

  • Toga sordida ou pulla - era a toga dos pobres e do réu quando se apresentava no tribunal (servindo neste caso a toga para inspirar um sentimento de piedade).

  • Toga trabea -  toga toda púrpura ou ornamentada com riscas horizontais cor de púrpura. Era usada pelos áugures e sacerdotes durante os actos rituais. Os deuses eram também representados envergando esta toga.

1 comentário:

  1. Se voces gostam da Historia da civilização romana , visitem:
    http://museudearqueologiaromana.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar