2 de agosto de 2011

Factores de Coesão do Império – Síntese

Apesar da sua extensa, o Império Romano constituiu um mundo politicamente coeso, onde os povos conviviam em paz e respeitavam a autoridade estabelecida. Tal facto deveu-se, em grande parte, à forma hábil como os Romanos souberam administrar as regiões submetidas:

Promoveram a vida urbana como centro de poder local e de difusão da sua cultura. O Império revestiu a forma de uma federação de cidades que, apesar de submetidas ao poderio de Roma, dispunham de estruturas administrativas próprias que lhes conferiam uma considerável autonomia.

Divinizaram a figura do imperador e, com ela, a autoridade do Estado. Adorado como um deus em todas as regiões do Império, o imperador tornou-se o garante da paz e da prosperidade dos povos, detentor de um poder supremo e incontestado.

Organizaram um conjunto de leis notável pelo seu rigor e pela sua amplitude. Os Romanos criaram o Direito tal como hoje o concebemos, alicerçado na justiça e na equidade utilizando-o como elemento regulador da paz e da ordem imperiais.

Estenderam progressivamente a condição superior da cidadania aos' povos dominados. Participantes dos mesmos direitos e da mesma dignidade dos seus conquistadores, os habitantes do Império deixaram de se sentir súbditos e passaram a olhar-se como verdadeiros romanos.

  Unida pelo mesmo modelo urbano, pela obediência às mesmas leis e à autoridade do imperador, a Europa adquiriu uma feição civilizacional própria, uma marca de latinidade que persistiu até aos nossos dias.

4 comentários:

  1. Por quê não se pode formar um novo Império Romano? Porque todos querem ter o poder? No mundo actual, és necessário um novo Império Romano, unido pela sua língua, costumbres semelhantes, religião comum... Poderiamos falar, bem o latim clássico, bem um neo latim, formado pela combinação do: português, espanhol, françês, italiano...
    Saludos desde España.
    Desculpe o meu portugês, mas há muito tempo que não o pratico. Devo ler mais livros em português :D

    ResponderEliminar
  2. Facilitou sem dúvida o estudo dos meus alunos fico agradecida pelo facto de ter criado um documento tão bem estruturado!

    ResponderEliminar